Escolha uma Página

Curso de Crochetagem Miofascial e Mioaponeurótica online

Categoria

Descrição

Curso de Crochetagem Miofascial e Mioaponeurótica online

O curso de Crochetagem Miofascial foi desenvolvido pelo Prof. Dr. Joe Rosario no Canadá. Utiliza ganchos especiais permitindo um acoplamento apropriado nas estruturas anatômicas de variados músculos e tendões. Recurso que age por liberação transversal entre fibras musculares ou por deslizamento da fáscia profunda.

A criação do Dr. Rosario é uma evolução da técnica de Crochetagem Mioaponeurótica criada originalmente na Inglaterra pelo fisioterapeuta sueco Kurt Ekman, colaborador do Dr. James Cyriax. Sua ideia foi alcançar planos profundos e com precisão em seus tratamentos, superando limitações anatômicas que as mãos impõem.

A técnica é baseada nas premissas terapêuticas de Cyriax e faz uso de ganchos, também chamados de “crochets”. Com diferentes tamanhos de ganchos, Ekman encontrou uma maneira precisa de trabalhar profundamente as estruturas musculoesqueléticas. As diferentes curvaturas permitem acessar o espaço entre os tecidos escolhidos para que a liberação miofascial e fazer um trabalho bem profundo. A grande vantagem é liberar estruturas que são inalcançáveis à mão ou a outros equipamentos.

Como funciona a Crochetagem Miofascial

O objetivo mais importante da técnica é o rompimento de pontos de fibrose. Para tanto, faz uso de três fases específicas. Após a palpação das estruturas anatômicas manualmente, segue-se a palpação instrumental e finalmente a fibrólise é iniciada para tratamento da região. A palpação feita com o gancho com o formato mais adequado a estrutura tratada faz a localização precisa das fibras aderidas do tecido conjuntivo e principalmente dos nódulos fibrosos.

Benefícios da Técnica da Crochetagem Miofascial e Mioaponeurótica

No curso de Crochetagem Miofascial estudamos a ação mecânica que nos permite restituir a mobilidade e a qualidade de deslizamento tecidual superficial e profundo. As aderências que são quebradas pela Crochetagem são encontradas em grande número dos problemas ortopédicos, reumatológicos e em sequelas de problemas neurológicos.

Ao liberar a fáscia, as aponeuroses e o tecido conjuntivo no geral, a técnica de Crochetagem Miofascial é indicada para problemas articulares, musculares ou alterações teciduais de origem traumática, inflamatória ou relacionadas a neuropatias periféricas de compressão. Corrige também a má postura e ajuda muito em patologias que limitem progressivamente a função. É muito útil no tratamento e prevenção de lesões esportivas.

A crochetagem funciona muito bem como aliada a tipos de tratamentos em diversas áreas. Exemplos disso não faltam: tendinites, estiramentos, traumas, capsulites adesivas, tensão muscular e pontos gatilhos, fascites plantares, esporões de calcâneo, condromalácias patelares, artroses, síndromes do túnel do carpo, miogeloses, aderências miotendíneas, recuperação estética e funcional de cicatrizes, aderências tardias. Ajuda inclusive em quadros neurológicos como a espasticidade, liberando as aderências que dificultam biomecanicamente o controle motor já deficitário do paciente.

É uma técnica de resultados rápidos e é possível ver grandes avanços logo na primeira sessão.

Apesar de ser uma técnica profunda, a Crochetagem Miofascial tem manobras indolores. As manobras mais agressivas também podem ser moduladas para obter o máximo de eficiência que a tolerância do paciente permite.

Os ganchos de diferentes tamanhos conseguem fazer a fibrólise de tecidos aderidos mesmo em locais de difícil acesso, onde outras técnicas e instrumentos não conseguem chegar. Ao liberar estes planos profundos, a crochetagem diminui as dores e aumenta a amplitude de movimento. Isto ocorre por causa da liberação do movimento entre as fibras do tecido conjuntivo e do aumento da extensibilidade tecidual. Assim, promovemos o alinhamento ordenado das fibras colágenas na fáscia e no tecido conjuntivo. Isto, por sua vez, normaliza o padrão muscular. Com o padrão muscular normalizado o movimento restrito é liberado e volta a ser funcional rapidamente.

Fisiologia da Crochetagem Miofascial e Mioaponeurótica

A perda da mobilidade intertecidual é a fonte de muitas patologias, pois sobrecarregam músculos, tendões e articulações. Estas aderências entre os tecidos que deveriam deslizar perpetuam esquemas lesionais através da alteração dos movimentos baseados nas cadeias miofasciais. Através dos ganchos é possível trabalhar tanto as fáscias, quanto os nódulos musculares e os nódulos tendíneos. Ao liberar estas estruturas você alivia os sintomas dos pacientes e resolve a causa do problema. A técnica de crochetagem já tem comprovação científica recente atestando seus resultados.

A Crochetagem Miofascial também libera o sistema vasculonervoso, provocando assim uma ação neurovegetativa. Assim, a ação não é somente desfazer fibroses no tecido conjuntivo e muscular, mas também um relaxamento geral de modo reflexo. Essa ação neurovegetativa resolvem as proteções musculares e as tensões auto-mantidas. Ela pode também liberar certas neuropatias de compressão periférica.

Os músculos têm função proprioceptiva. Ao liberar o tensionamento muscular é possível reforçar a proteção articular preventiva, evitando futuros traumatismos articulares e aumentando a qualidade da vigilância muscular.

Porque aprender Crochetagem Miofascial e Mioaponeurótica:

A Crochetagem consegue trabalhar fáscias profundas como outras técnicas não conseguem. Quando você sabe que o problema de um paciente é devido a fáscia, mas não consegue resolver, vale a pena usar os ganchos. A técnica de crochetagem também é muito boa para outros problemas que não necessariamente na fáscia, como nódulos musculares.

Os ganchos permitem também evitar a sobrecarga nas mãos do terapeuta por serem mais confortáveis que pressões manuais para tratamento.

Porque fazer o curso de Crochetagem Miofascial e Mioaponeurótica no WiFi Mentor:

  • Certificado Internacional: Certificação dada pelo WIFi Mentor USA
  • Você aprende a trabalhar: curso 90% prático.
  • O que você aprende aqui, só pode ser aprendido aqui: curso exclusivo do WiFi Mentor, criação do prof. Dr. Joe Rosario, embasado em ciência e resultados clínicos
  • Você terá resultados: aplicação imediata logo após ao curso com resultados garantidos.
  • Você terá aula diretamente com um Ph.D. na área: a aula é inteiramente ministrada por Dr. Joe Rosario, que tem mais de 20 anos de experiência na clínica, prática e ensino dos distúrbios miofasciais, com mestrado, doutorado e pós-doutorado na área.
  • Certeza de um ensino de qualidade: didática a distância garantida por um dos melhores professores da área na atualidade. Tanto no Brasil quanto no exterior.
  • Certeza de aprendizado: Instrução passo a passo e demonstração das técnicas adequadas para as diversas regiões do corpo.
  • Melhora significativa dos seus pacientes: você aprenderá uma técnica de resultados rápidos para aliviar diversos tipos de dor, aumentar a amplitude de movimento e força, melhorar função e equilíbrio, melhora da postura, e resolver diversas patologias com origem na fáscia.
  • Aperfeiçoamento: assista quantas vezes quiser e quando preferir durante 1 ano;
  • Aproveitamento da Carga Horária: você terá 20h/aulas que pode ser abatido das horas de estágio e contam para as pós-graduações do Instituto Terapia Manual;
  • Economia de tempo e dinheiro: o valor é mais acessível que de aulas presenciais. Você não gasta seu tempo com viagens e ainda economiza com transporte, alimentação e hospedagem.

CONTEÚDO:

  • Histórico da Crochetagem;
  • Fisiologia do Tecido Conjuntivo – Fáscia, Tendões e Aponeuroses;
  • Fáscia: ou a teia sem fim;
  • Evidências científicas das técnicas de crochetagem;
  • Indicações e contra-indicações;
  • Características da dor miofascial;
  • O diagnostico miofascial;
  • As cadeias Miofasciais;
  • Nódulos contráteis, Pontos Gatilhos, Pontos Dolorosos e Adesão Miofascial;
  • Tipos de Ganchos
  • Técnicas utilizadas na Crochetagem Miofascial
  • Práticas para as mais diferentes regiões: ATM, cervical, ombros, membros superiores, torácica, lombar, quadril, membros inferiores.
  • Encerramento.

Este curso altamente prático já treinou milhares de profissionais de saúde. Os alunos são imediatamente capazes de produzir mudanças estruturais positivas em seus pacientes com dor e disfunção aguda e crônica. Essas técnicas são utilizadas no corpo todo e com certeza aumentarão muito sua eficácia terapêutica.

Orientações – Como funciona:

Após finalizar a compra, você receberá um e-mail de compra aprovada do PagSeguro, após receber esse e-mail faça login em nosso site (usando seus dados de acesso, que você recebeu quando efetuou o cadastro), depois vá em MEUS CURSOS, clique na foto do curso. Você será redirecionado ao menu do curso com a lista de aulas. É só clicar na aula escolhida e assistir ao vídeo. O aluno poderá ver quantas vezes quiser e o horário que preferir as aulas por um período de 1 ANO. Caso opte por pagar em boleto, o PagSeguro demora até 3 dias para liberar o acesso.

É expressamente PROIBIDA a reprodução total ou parcial das aulas com fins comerciais ou não, bem como postagens em mídias sociais como por exemplo, facebook, youtube ou instagram, com pena prevista em lei sobre direitos autorais.

Compartilhe conhecimento e saúde

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Curso de Crochetagem Miofascial e Mioaponeurótica online”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *